ANTONIO CLAUDIO LAGE BUFFARA - DESAFIO MATEMÁTICO: QUANTO É 2 + 5 X 3 + 4 ?

Share:

É sabido que desafios são meios potentes de desenvolver o conhecimento de uma dada disciplina. Não é diferente com a matemática. Este tipo de charada é muito comum nas redes sociais. Você sabe resolver? Vamos ver.

O tipo de problema acima é de fácil resolução, mas demanda saber a ordem dos cálculos, caso contrário, a resposta alcançada será outra e, portanto, errada.

Ora, em problemas como esse, deve-se começar resolvendo as multiplicações. Por quê? Porque a equação acima poderia ser escrita da seguinte forma: 2 + 5 + 5 + 5 +4, com a multiplicação sendo desdobrada em adições. Se começarmos a resolver o problema pela soma do 2 com o primeiro 5, essa equação se quedará distorcida, e logo teríamos um 7 x 3, e não um 5 x 3, como proposto no enunciado.

Se seguíssemos o raciocínio errado, calculando pela ordem de aparecimento dos números, chegaríamos ao resultado 25.

Ao seguirmos a ordem correta, entretanto, temos que o resultado total é 21. Há uma grande diferença.

Para não errar mais nesse tipo de problema, sugerimos seguir um conselho bem simples: a palavrinha PEMDAS mostra para você a ordem adequada dos cálculos.

Nela, P significa Parênteses, E vem para os expoentes, M para multiplicação, D para divisão, e, por fim, A adição e S para subtração. PEMDAS!

Nenhum comentário