ANTONIO CLAUDIO LAGE BUFFARA - TRABALHANDO COM FRAÇÕES OU COMO SIMPLIFICAR O APRENDIZADO DE MATEMÁTICA

Share:

Saber a usar corretamente as frações é uma etapa dura e fundamental para o bom desenvolvimento do aprendizado de matemática. Para isso, preparamos algumas dicas preciosas para que você se aprimore na matéria. E aí? Vamos fracionar juntos?

1) Primeiro, para seguir nosso tutorial, é importante que você esteja trabalhando com duas frações. Os nossos macetes só funcionam desse jeito, tá bom?

2) Essa dica é para resolver um problema de multiplicação, envolvendo frações. Vamos lá: multiplique numerador x numerador, depois multiplique denominador x denominador. Suponha que você tenha 3/4 x 5/6. Para chegar ao resultado da multiplicação de frações, basta: 3 x 5 e 4 x 6. A resposta seria 8/24. Fácil, não?

3) Agora para divisões: suponhamos que devemos dividir as seguintes frações: 8/5 ÷ ¾. Substitua marotamente o sinal de divisão pelo de multiplicação. Em seguida faça a conta. 8/15 ÷ 3/4 então se tornaria 8/15 x 4/3. Seguindo os ensinamentos mágicos expostos acima, temos que 8 x 4 são 32 e 15 x 3 são 45, logo o resultado é 32/45. E nem precisamos dividir, hem?

Aprendendo as duas operações básicas já podemos começar a brincar de frações. Esqueça todo aquele método complicado que você vê por aí. Seguindo o passo a passo à risca, a chance de sucesso é de 1/1. Ou 100%. Aprendeu, né?

Nenhum comentário