ANTONIO CLAUDIO LAGE BUFFARA - VOCÊ SABE O QUE SÃO NÚMEROS PRIMOS? DESCUBRA E SE SURPREENDA!

Share:

De modo bastante sucinto, poderíamos dizer número primo é aquele que é maior do que um e é divisível apenas por um e por ele mesmo. Assim sendo, só números naturais podem ser considerados primos. Até aqui é fácil, né? Mas antes de sabermos algumas curiosidades sobre eles, é importante relembrar uma regra de divisibilidade que ajuda a identificar facilmente quais números não são primos.

É número par? Então é divisível por 2. Logo, cai fora que esse aí não é primo. Lembrando que números pares são aqueles terminados em 0, 2, 4, 6 e 8.

Outra dica para encontrar cada número primo menor do que 100 é utilizar o “Crivo de Eratóstenes”. Trata-se de uma ferramenta que organiza os números em conjuntos por regras de divisibilidade. Usando esse instrumento, percebemos que os únicos números primos menores que cem são os seguintes 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19, 23, 29, 31, 37, 41, 43, 47,53, 59, 61, 67, 71, 73, 79, 83, 89 e 97.

Se você estiver precisando estudar números primos, talvez seja uma boa ideia imprimir uma dessas tabelas e afixar próxima à sua mesa de estudos. Vai ajudar com certeza!

Agora, uma curiosidade: a descoberta de novos números primos não cessou! Na realidade, ainda não se sabe sequer qual o maior número primo existente. Este é um desafio que tem intrigado gerações de matemáticos. Que tal estudar bastante para tentar ser o primeiro a desvendar esse mistério?

Nenhum comentário