ANTONIO CLAUDIO LAGE BUFFARA - SOFTWARES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Share:
O trabalho do professor de Matemática pode ser facilitado com o uso das novas tecnologias. Esse enunciado se prova verdadeiro quando observamos as ferramentas digitais que podem auxiliar no desenvolvimento de aulas e exercícios de nossa disciplina. Pensando nisso, desenvolvemos este texto para apresentar alguns ótimos programas disponíveis on-line. Depois da leitura, basta acionar seu site de pesquisa favorito e encontrar o material aqui indicado.

 - Solucionador matemático: esta ferramenta exibe soluções para todo tipo de problema – de equações de primeiro e segundo graus a porcentagens. Depois, ainda mostra um passo a passo para resolver a questão. Fundamental não só para alunos como também para professores.

 - Gerador de exercícios: De modo fácil e rápido, este aplicativo permite a criação de listas de exercícios, dentre os quais estão problemas de equações, porcentagem, medidas, adição, subtração, etc. Ótima fonte para estudos de reforço de matérias que trazem dificuldades para alunos. Deve ser indicado por todos os professores.

- Editor matemático: Este editor de equações ajuda no desenho de equações que depois podem ser transportadas para o Word. Fundamental para a preparação de atividades de avaliações por professores.

 - Editor de Funções seno, cosseno e tangente: Similar ao software de cima. Este, porém, auxilia a demonstração de funções trigonométricas. Permite, ainda, o desenho de gráficos e apresenta a variação de círculos unitários.

 Vemos, assim, que as ferramentas digitais vieram para ajudar o trabalho do professor, sobretudo o de matemática. Deixemos o puritanismo acadêmico de lado e abracemos esse mundo novo. Um professor conectado é um professor adequado aos novos tempos do seu trabalho.

Nenhum comentário