ANTONIO CLAUDIO LAGE BUFFARA - AS INCRÍVEIS DISTÂNCIAS DE ANOS-LUZ

Share:


Na astronomia, um dos mais fascinantes aspectos são seus objetos de estudo. Eles apresentam características grandiosas, assim como suas distâncias. E neste caso, o conceito de anos-luz é algo incrível. Você o compreende?

Imagine então o sistema estelar mais próximo ao nosso planeta. Se chama Alpha Centauri e está a 4,467 anos-luz da Terra. Isto significa que caso um foguete saia da Terra na velocidade que a luz percorre o espaço (299.792.458 metros por segundo), ele demoraria pouco mais de quatro anos para chegar ao seu destino final.

Por mais que uma viagem de poucos anos não pareça um grande problema por seu fator de tempo, seria incrivelmente difícil encontrar combustível suficiente para atingir e manter tal velocidade por tanto tempo. Este fato impossibilita uma viagem como esta.

E qual é o motivo dos anos-luz terem sido adotados pela astronomia como medição oficial de distância? Pelo fato de que torna as grandezas utilizadas menores e de mais fácil compreensão.

Voltando ao exemplo de Alpha Centauri - são 41 trilhões de quilômetros de distância para a Terra. Pelo fato de não termos base de comparação de tamanha distância no nosso cotidiano, é muito difícil de assimilarmos este número. E pelo fato dos ano-luz conter uma grandeza com alto valor, a velocidade da luz em um ano, o resultado final é um número pequeno.

Este é um ponto que demonstra a capacidade humana de racionalizar o que está muito além de seu cotidiano e transformá-lo em ciência. É o grande ponto de áreas do conhecimento como a matemática, a física e a astronomia.

Nenhum comentário