ANTONIO CLAUDIO LAGE BUFFARA - COMO A MATEMÁTICA EXPLICA AS GRANDES CONSTRUÇÕES ANTIGAS?

Share:

Muito se especula sobre a construção das grandes arquitetônicas do mundo antigo - na civilização egípcia, na Ásia, nas sociedades pré-colombianas e em diversos outros lugares. Como povos desprovidos da técnica de engenharia moderna conseguiram feitos tão imensos?

A verdade é que a matemática e a física são capazes de dar uma resposta sobre o ferramental usado pelas civilizações antigas. Atualmente, pesquisas arqueológicas nos mostraram um trabalho sofisticado destes povos em relação aos cálculos para a realização de construções.

Tal fato não se prende só à construção de monumentos, como as pirâmides egípcias. O trabalho de astronomia, que influenciou fortemente o desenvolvimento naval na história, também provém de conhecimentos avançados de geometria, ângulos e distância.

Além disso, o fator mais determinante para formação de sociedades, a agricultura, também só é possível por um processo de entendimento dos ciclos de estação, que permitem sua predição. Assim, é muito importante levar em consideração o conhecimento técnico das sociedades antigas, que, dentro de suas possibilidades tecnológicas, não devem nada ao nosso conhecimento contemporâneo.

Nenhum comentário