CLAUDIO BUFFARA - A IMPORTÂNCIA DA LÓGICA MATEMÁTICA NO DESENVOLVIMENTO DA COMPUTAÇÃO

Share:


Você conhece a lógica matemática? Ela é uma área transdisciplinar do conhecimento que une a matemática algébrica com a filosofia, em termos da lógica formal. Sua principal função é analisar a validade de argumentos por meio de um sistema simbólico.

Assim, o estudo da lógica matemática constituiu-se, no mundo moderno, como um importante ferramental para o diagnóstico da qualidade de um argumento filosófico, em diversos pontos.

Sua criação data de meados do século XIX, no ponto alto da era moderna. Este período histórico é marcado por uma grande cientifização do pensamento: naquele momento, acreditava-se que literalmente tudo o que nos circunda, todo o universo, poderia ser sistematizado, e consequentemente analisado.

Vemos grandes avanços nas ciências exatas e biológicas, como o conhecimento desenvolvido por Charles Darwin em seu grande trabalho A Origem das Espécies, de 1859. As ciências sociais também não escaparam nesta grande sistematização: a sociologia surge como uma tentativa de sistematizar a sociedade, e então explicá-la por meio de métodos científicos.

Neste contexto, então, que vemos o desenvolvimento da lógica matemática. Suas proposições, no entanto, foram de grande valia para outra área do conhecimento, a computação. O sistema simbólico era muito prático servia muito bem para a automatização do trabalho de máquinas, que poderiam seguir programações baseadas em linguagens lógicas.

É as mãos do lógico Alan Turing, no entanto, que a lógica matemática atinge um grande ponto de desenvolvimento. Na Segunda Guerra Mundial, Turing e seu time de lógicos, matemáticos e engenheiros, desenvolvem uma máquina capaz de decodificar mensagens encriptadas, enviadas pelo exército nazista para bases espalhadas na Europa.

Além de um avanço imprescindível para a vitória dos aliados na guerra, seu legado também foi extremamente útil para o desenvolvimento da computação que se desenvolveu no fim do século XX. Infelizmente, a sociedade contemporânea à Alan Turing não estava no mesmo compasso que este grande gênio. O lógico morreu em desgraça, após ser submetido a tratamentos hormonais contra suas “práticas homossexuais”, proibidas na Inglaterra dos anos 1950.

Atualmente, a computação se desenvolveu em métodos extremamente sofisticados, mas ainda baseados em linguagens de programação lógica. Se atualmente gozamos da infraestrutura digital, devemos prestar a devida homenagem e atenção à esta grande área do conhecimento humano.

Nenhum comentário