MATEMÁTICA E AS PROBABILIDADES

Share:

A probabilidade é o que permite prever a possibilidade de acontecimento de fenômenos. Por meio dessa habilidade, calcula-se as chances de efetivação de um dado evento. A matemática, claro, é a ciência que permite a existência dessa competência, haja vista que a mesma utiliza sua linguagem e suas funções para oferecer resultados.

Para realizar-se, a mensuração das probabilidades leva em consideração um espaço amostral e a chances que, dentro dele, um determinado acontecimento tem de se realizar. Entendemos por espaço amostral todas as possibilidades de existência de um determinado fenômeno (por exemplo, em um jogo de cara ou coroa, temos duas possibilidades: cara ou coroa). O evento é, assim, a efetivação de uma dada possibilidade daquele espaço.

A chamada "razão de probabilidade" se refere às chances de um evento ocorrer levando em consideração, precisamente, o seu espaço amostral - isto é, o conjunto de possibilidades. Nesse sentido, no referido exemplo do jogo de cara ou coroa, a razão de probabilidades é de 50% para cada um dos eventos possíveis. Isto é, cara ou coroa.

A partir da resposta obtida pelo rápido cálculo acima, tem-se a probabilidade de realização de um tal evento. Eis a utilidade de tal competência. Tem-se, a partir de cálculos como esses, a capacidade de se entrever as possibilidades de realização de fenômenos específicos. Ferramenta potente em um mundo pautado pela lógica da eficiência, na medida em que os resultados de determinada ação podem ser em parte previstos de antemão.

O desenvolvimento de técnicas como a aferição das probabilidades foi fundamental para a afirmação da ciência de base, por sua responsável por diversos desdobramentos práticos, como a engenharia, arquitetura, biomedicina, dentre outras. As políticas públicas de diversos campos também são afetadas pelo desenvolvimento do saber sobre as probabilidades. Técnicos de governo baseiam suas medidas frequentemente usando instrumentos do tipo. Vemos, portanto, mais um exemplo de como a matemática pode ajudar na vida cotidiana.


Nenhum comentário